sábado, 9 de julho de 2011

Arch Linux + LXDE = Very Nice

5

Depois de testar por alguns meses o Gnome 3, cheguei a uma opinião madura e interessante sobre sua utilização (aplausos para meu momento nostálgico...)! Simples, o Gnome 3 em um ambiente de trabalho se torna muito lento!!! Deixa eu explicar: ele me deixa lento! Causa perda de produtividade e as vezes (meu caso, rsrsrsrs....) esquecimento. Por não ver os ícones ali na "barrinha" eu acabo esquecendo algumas janelas abertas em segundo-plano e esqueço (triste, kkkkkkkkk.....).
Resumindo: meu "Santo" não sincronizou com o do Gnome 3...
A luz no fim do tunel: LXDE...
Amor a primeira vista! Simples, rápido, configurável, em GTK = infinitamente LEVE!
Eu já tinha utilizado essa "Desk" antes, virtualizando o Lubuntu e com o próprio Arch Linux, só que no caso do Arch Linux, com o Gnome também instalado. Desta vez resolvi ariscar e formatei meu netbook e instalei do zero com o LXDE. Então vamos ao que interessa!

Mãos a obra:
Depois de baixar a imagem, passe a mesma para um pendrive (dd if=/local/da/imagem.iso of=/dev/seupendrive bs=8MB). Dúvidas??? clique aqui!
Agora é só dar boot pelo pendrive e instalar! Existem "um milhão" (só um pouco exagerado!) de Tutos ensinando a configurar e instalar o seu novo sistema, então: é só clicar em um do links abaixo...

Vamos ao LXDE...
Depois de instalar o sistema, atualize:
# pacman -Syu
Hora de instalar o LXDE:
# pacman -S lxde
Simples como Pi (π), rsrsrsrs....
Automaticamente, o pacman instala todos os pacotes necessários para o funcionamento básico do sistema (incluindo o Openbox). Depois disso, já vamos com meio caminho andado!

Para configurações iniciais, veja o artigo do Phillipe: Ambiente Gráfico LXDE.
Simplesmente completo, tem até dicas de programas leves para serem usados no LXDE. E para facilitar sua vida, Ctrl+C Ctrl+V e de enter no terminal (há, acrescentei algumas coisinhas a mais...)!
# pacman -S leafpad xpad parcellite xarchiver libreoffice libreoffice-pt-BR epdfview gimp flashplugin chromium firefox firefox-i18n-pt-br claws-mail audacious mplayer smplayer vlc recorder conky man-pages-pt_br pulseaudio pavucontrol
Existem vários outros programas que com certeza você vai querer instalar, como: pidgin, emesene, deluge, xscreensaver, audacity, java, tcpdump, mtr, youtubedl, entre vários outros disponíveis nos repositórios oficiais, AUR e também no repositório archlinux-br da comunidade Brasileira. É só pesquisar um pouco e se divertir copilando e instalando os programas que lhe agradam.

Ainda no terminal, digite o que tem abaixo e dedão no ENTER para instalar novamante:
# pacman -S obconf obmenu obtheme openbox-themes
Acima, estão algumas das ferramentas de configuração e personalização do Openbox.
Não gosto do networkmanager, prefiro o wicd! Rápido, simples, intuitivo...
# pacman -S wicd wicd-gtk
Edite o seu rc.conf e adicione "wicd" aos daemons, não esquecendo de comentar com "!" o "network" e/ou "networkmanager" para que não inicializem com o boot.
# nano /etc/rc.conf 
DAEMONS=(syslog-ng hal sshd ... !networkmanager wicd @acpid cups lxdm)
Ainda no rc.conf, comente as interfaces ativas.
INTERFACES=(!lo !eth0 !wlan0 ... )
Apos as alterações, Ctrl+O para salvar e Ctrl+X para sair.
Agora já pode reiniciar seu sistema! Quando iniciar, escolha seu nome de usuário e senha, mais não clique em ENTER ainda,  na tela do LXDM escolha o "Desktop" e o "Language" que você deseja e experimente o seu Arch Linux com LXDE ! ! !

Acabou??? Não meu "fio"...
Infelizmente, o teclado no LXDE, ainda é um problema! No meu caso, mesmo com todas as configurações básicas corretas e até com o próprio layout de teclado do LXDE configurado, continuei sem meu teclado "abnt2 pt-BR" (e precisa expecificar isso??? rsrsrsrs...) funcionando corretamente. Mais não criemos pânico!
Abra o terminal com root e digite:
# nano /etc/X11/xorg.conf.d/10-evdev.conf
Edite o arquivo, acrescentando Option "XkbLayout" "br" e Option "XkbVariant" "abnt2" nas duas ultimas linhas antes de "EndSection" no final da seção keyboard:

Section "InputClass"
        Identifier "evdev keyboard catchall"
        MatchIsKeyboard "on"
        MatchDevicePath "/dev/input/event*"
        Driver "evdev"
        Option "XkbLayout" "br"
        Option "XkbVariant" "abnt2"
EndSection


Agora, reinicie o sistema e SIM, você agora tem seu teclado completamente configurado com o "abnt2 pt-BR"! kkkkkkkkkkk.............
Para finalizar, há alguns pacotes no AUR bem interessantes! Você vai precisar editar o arquivo "sudoers" para poder utilizar o comando "sudo", procure por algum tuto no "Deus dos Deuses" (google...).
Instale o Yaourt: 

$ sudo pacman -S wget base-devel
$ wget http://aur.archlinux.org/packages/yaourt/yaourt.tar.gz
$ tar xvzf yaourt.tar.gz
$ cd yaourt
$ makepkg
$ sudo pacman -U yaourt-versao-arquitetura.pkg.tar.xz

Depois de instalado, vamos aos pacotes, digite:
$ sudo yaourt -S lxinput lxmed lxsession-edit lxshortcut lxmusic alarm-clock-applet galculator
Os pacotes serem instalados diretamente do AUR, leia atentamente todas as solicitações que aparecem e no final terá o seu Ambiente de Trabalho completo com o LXDE.
Lembrando que no próprio AUR, existem as versões "git" dos pacotes acima listados e também dos próprios pacotes padrões do LXDE no ArchLinux...

Pois é, aqui vai um exemplo de com ficou meu Desk depois de todas as configurações...

Qualquer dúvida é só perguntar e se eu falei, Ops: digitei algo errado, por favor deixe um comentário, fui . . .

5 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting